Origem da Vida

25-02-2011 12:13

 

Autor: leopoldino dos santos ferreira

A Origem da vida

Quem somos, de onde viemos, e para onde vamos? É o que relata o internacionalmente aclamado físico e escritor Paul Davies, segundo as últimas pesquisas científicas.

 

Imagine-se a bordo de uma máquina do tempo, sendo transportado para quatro bilhões de anos atrás. O que o esperaria quando saísse da máquina? Nenhuma colina verde ou praias de areia. Nenhum penhasco branco ou florestas densas. O jovem planeta guarda pouca lembrança de sua atual aparência uniforme. Na verdade, o nome "Terra" parece um sério engano. "Oceano" soaria melhor, pois quase todo o mundo está quase completamente submerso sob uma profunda camada de água. Nenhum continente divide os mares escaldantes. Esparsamente aparecem os picos de poderosos vulcões que rompem acima da superfície da água e emitem imensas nuvens de gases nocivos. A atmosfera é ofegantemente densa e completamente irrespirável. O céu, quando sem nuvens, é iluminado por um sol tão mortal como um reator nuclear inundando o planeta com raios ultravioletas. De noite, meteoros brilhantes fulguram através dos céus. Ocasionalmente um grande meteoro penetra a atmosfera e mergulha impetuosamente no oceano, levantando gigantescos tsunamis (ondas gigantes) com quilômetros de altura que se esborracham pelo mundo afora.

O fundo do mar na base do oceano global é diferente do atualmente fundo montanhoso. Uma fornalha infernal jás um pouco abaixo, ainda brilhantemente aquecida com o calor primordial. Em lugares apropriados a crosta se rompe, produzindo enormes fissuras das quais emergem lavas fundidas que invadem as profundidades oceânicas. A água do mar, não entrando em ebulição devido as enormes pressões das camadas sobrejacentes infunde labirínticas fumarolas criando um tumultuoso imbróglio químico que atinge fundo a crosta estratificada. E em algum lugar nessas profundezas tórridas, no escuro recesso do fundo do mar, alguma coisa extraordinária está acontecendo, alguma coisa que está destinada a reconfigurar o planeta e, talvez eventualmente, o universo. A vida está nascendo.

A descrição precedente é inegavelmente uma especulação reconstrutiva. É só um dos vários possíveis cenários oferecidos pelos cientistas para a origem da vida, mas cada vez mais parece ser a mais plausível. Vinte anos atrás, teria sido heresia sugerir que a vida na Terra começou nas tórridas profundezas vulcânicas, longe da luz do sol e do ar. Contudo a evidência é predominante que nossos mais antigos ancestrais não se arrastaram para fora do lodo tanto como ascenderam do sulfuroso submundo. Pode mesmo ser que nossos habitantes da superfície sejam de algum modo uma aberração, uma excêntrica adaptação que surgiu somente por causa de circunstâncias muito especiais na superfície da Terra. Se existe vida em algum lugar do universo, pode ser bem quase inteiramente subterrânea, e somente raramente manifestada numa superfície planetária.

Ainda que haja agora certa concordância de que as bioformas mais antigas da Terra fossem micróbios que viviam nas profundezas, as opiniões permanecem divididas sobre se a vida realmente começou sob a crosta terrestre, ou meramente fixou residência lá muito cedo. Pois, a despeito do espetacular progresso da biologia molecular e da bioquímica nas últimas décadas, os cientistas ainda não sabem com certeza como a vida começou. O esboço de uma teoria já existe, mas estamos muito longe de ter uma resposta passo-a-passo dos processos que transformaram matéria em vida. Mesmo o exato local do incubador permanece um mistério frustrante. Podia ser mesmo que a vida não se originou na Terra absolutamente; pode ter vindo parar aqui do espaço(continua).

 

Extracted from ´The Fifth Miracle´, Paul Davies, theoretical physicist, Simon and Schuster, Rockefeller Center, New York, 1999.

 

 

 

Pensamento do dia: ´Quem somos?´ Eu, sou professor. ´De onde viemos?´ Eu, vim de casa. ´E para onde vamos?´ Eu, vou para a universidade(De um realista anônimo).

 

 

https://www.artigonal.com/ciencias-artigos/origem-da-vida-4292624.html

Perfil do Autor

Físico e escritor. Tem cinco livros publicados. Mestre em Ciências pela COPPE-UFRJ. Doutor e Livre Docente em Física. Foi estagiário no Instituto de Pesquisa Nuclear de Jülch, Alemanha. Orientador de teses de mestrado. Controlador de Vôo. Colunas de divulgação científica . Artigos em jornais.

Os livros publicados têm os títulos:´O Jovem que Fazia o Tempo Parar´, ´666 O Selo da Besta´, ´Suzanes sem o Pote de Manteiga´, e ´Sedução Fatal´. Este último tem uma resenha no site polonês ´gazetawyborcza´ junto com outros autores sul-americanos, entre eles o Prêmio Nobel de Literatura de 1982, o colombiano Gabriel Garcia Márquez. Brevemente publicarei o livro ´Revelações, Pensamentos, e Reflexões´. Consulte também as editoras ´Edições Galo Branco´, Av. Presidente Vargas, 482 Gr 716, Rio de Janeiro, RJ CEP:20071-000, Tel.(21)2283-1742, Tel/Fax (21)2253-8396 www.edicoesgalobranco.com.br, e-mail: waldirdoval@yahoo.com.br, e ´Paka-Tatu´, Rua Oliveira Belo,386, Tels/fax (91) 3212-1063/(91)3212-7308 www.paka-tatu.com.br, e-mail: paka-tatu@amazon.com.br, CEP:66060, Belém-Pará-Brasil. Somente o livro Sedução Fatal foi publicado por esta segunda editora.