Onde Está A Eficiência E A Eficácia Da Consultoria?
Autor: Manuel Gomes Pereira
Vamos começar por coisas simples, ser eficiente, que parece ser tudo, pode ser um grande erro, pode ser este o primeiro dos enganos!!!
Para bem entender esse pensar, é preciso agregar o conceito de eficácia. Ai sim, estaremos prontos para bem entender todo o inicio do processo.
Agora que você tem os dois conceitos na mão, vamos ao trabalho.
Estás pronto para entender que de nada vale fabricar um produto – muito bom, por baixo custo, durável, por um processo extremamente eficiente, se não há consumidor!!!
Ou seja, quanto mais eficiente você for mais prejuízo se terá com crescimento do estoque encalhado.
É preciso sim ser eficiente, mas também eficaz! É preciso fabricar aquilo que o mercado deseja, quer ou precisa. Bem, assim ao juntar a eficiência (fazer bem) com a eficácia (fazer a coisa certa), se está no inicio da construção do sucesso.
Voltemos ao dia a dia do consultor, ele já percebeu o que precisa ser feito para ajudar seu cliente, já tem todo o mapa detalhado das ações que vão gerar o resultado tão esperado, já encontrou o que vai mudar a vida daquele cliente e colocá-lo em posição muito diferente de seu cotidiano. Bem, agora só falta fazer a apresentação ao cliente, apresentação essa que consumiu tanto empenho, tempo e esforço para preparar. Só falta fazer a apresentação ao cliente e levar-lhe a "solução"!
Parabéns, pelo empenho e pelo esforço, pela eficiência, mas, permita-me olhar um pouco isto antes que você faça sua apresentação.
Quero começar te perguntando – O clientes está pronto para ouvir?
Não estranhe a pergunta, só estamos voltando à aquela conversa de eficiência e eficácia. Eficiente já sabemos que você é, mas, quero saber se também é eficaz, então novamente pergunto – O cliente está pronto para ouvir? Se você não sabe a resposta à esta pergunta, acabas de fabricar um produto muito bom, mas não há mercado!!! Ele vai parar no estoque! E pior, no estoque errado (o do cliente – pelo menos, poderia ser o seu – e teria re-uso no futuro)
Com isto começa a se fechar a chave do sucesso de boa parte da consultoria, a regra de ouro que acaba se criando é "não diga ao cliente o que ele não está preparado para ouvir" além disso, gastar tua energia será um desperdício de eficiência, pois ele nada fará com a informação que te parece tão valiosa e reveladora da tal "solução" solicitada pelo cliente. Aliás, como ele não compreende o que estas apresentando, ele, começa a repensar tua contratação!
Preparar o cliente para ouvir, é sim uma parte muito importante do teu cotidiano, é a parte que está ligada a eficácia não pode ser preterida e deixar emergir o risco de "só tentar ser eficiente".
Naturalmente, fazer o despertar no cliente da percepção da sua necessidade e deixá-lo pronto para ouvir, é tua mais valia, não é atividade simples e corriqueira, requer da habilidade de relacionamento uma experiência muito firme no entender e compreender o ser humano, suas aspirações e inspirações, mas, não se esqueça – não é a eficiência sozinha que traz a realização, é preciso haver eficácia – essa é uma das vantagens competitiva a ser percebida pelo cliente.
https://www.artigonal.com/atendimento-ao-cliente-artigos/onde-esta-a-eficiencia-e-a-eficacia-da-consultoria-1825201.html
Perfil do Autor
MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, pós-graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade de São Paulo – USP, extensão Universitária em Gerenciamento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela University of California – Berkeley, Bacharel em Economia pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e CRC - SP.
https://br.linkedin.com/in/manuelgomespereira