A satisfação é fruto do bom relacionamento
Autor: Evaldo Costa
Você busca mais qualidade de vida? Quandovocêolhapara tráse examina o seu passado, qual é o saldo? Pesa mais os bens acumulados ou os momentos felizes da vida? Peste atenção no que disse BrianTracy:"Oitenta porcentodasatisfação com a vidavemderelaçõessignificativas". É bem possivel que, a maioria de nós, tem conciência disso, mas o problema é que nem sempre agimos alinhados com o que sabemos. Não é novidade para ninguém que o ócio é prejudicial a uma vida saudável, mas o controle remoto da TV, o sofá da sala, as escadas rolantes e os confortáveis automóveis costumam nos atrair mais do que as atividades físicas. Então se o relacionamentoé a parte maisimportante da vida, o quefazemos por ele? Não sei você, mas boa parte das pessoas nem sempre cuida dele como zela pela sua higiene pessoal. Uma pena, pois agindo com desprezo nunca usufruirá o máximo dos bons relacionamentos. Mas, afinal de contas, qual éamaneiramaiseficaz decriar emanterótimos relacionamentos? A primeira dica é estar disposto a assumir 100% de responsabilidadepela manutenção deles sem esperar, absolutamente, nada em troca. É preciso compromisso euma boa dosedeauto-disciplinapara pensar, agiredar100% de si em prol dos relacionamentos. A segunda dica é selecionar os relacionamentos que deseja investir os seus esforços (clientes, fornecedores, familiares, amigos, colegas de trabalho, alguém que acabou de conhecer etc) e agir para manter a “chama aquecida”. O terceiro passo é descubrir o que fazer para tornar o relacionamento ativo e agir.De nada adiantará ter bons planos se não os colocar em prática. Lembre-se: “de boas intenções o inferno está cheio”. Então demonstrarrespeitoebondade para coma outra pessoa, independentemente se ela mereceou não, é fundamental; O quarta etapa é nãopermitir que as ações das pessoas (não importa oquãoirritante seja o que elas façam ou digam!) o afete, pois isso pode significar o começo do fracasso dos relacionamentos de qualidade; O quinto estágio revelará a sua persistencia em alcançar a meta de construir e manter bons relacionamentos.Muitas vezesnós desistimosmuito cedo, especialmentequandoa outra parte nãoretribui com a “mesma moeda”. Vez por outra vamos descobrir que apesar dos nossos esforços e compromissos para manter relacionamentos que valham a pena, alguns azedarão. Quando isso ocorrer, lembre-se de ser gentil e não esperar nada em troca; O sexto degrau consiste em trocar o nosso lado "sabe tudo” que “vomita” frases do tipo: "isso não vai funcionar", "eu estoucerto, você está errado", "eu sei que issofunciona", "eu vou te ensinar", "você não aprende nunca" etc, pelo tipo "aprendiz" que prefere compartilhar os seus pontos de vista, sugerindo questões do tipo: "deixe-me descobrir o que está acontecendoe tentarcompreendera situação", "eu posso estar errado", "eu me pergunto seháalguma coisade valorem debater esse assunto" etc. A verdade é que os dispostos a construir bons relacionamentos, são humildes e sabem que os amigos são as melhores referências em tempos de crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Eles comprovaram, na prática, que ter bons contatos é essencial em momentos decisivos. Pense nisso e ótima semana, Evaldo Costa Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil Escritor, consultor, conferencista e professor
Perfil e Links: https://www.soartigos.com/artigo/9333/A-satisfacao-e-fruto-do-bom-relacionamento/ Sobre o autor : Atualmente, Evaldo Costa exerce a função de diretor-presidente do Instituto das Concessionárias do Brasil onde presta consultoria a empresas do varejo, atua como facilitador em treinamentos e é responsável pela realização de missões técnicas ao exterior visando a prática de benchmarking. Evaldo já visitou mais de 40 países e contabiliza mais de trinta anos de experiência no varejo.